sábado, 2 de julho de 2011

Psicanálise


A psicanálise foi uma revolucionária concepção da psicologia, que veio chocar o mundo com os seus ideais. Elaborada e defendida por Sigmund Freud, esta suporta – se nos seguintes aspectos:
·         O comportamento não é totalmente controlado pela razão e pela vontade;
·         O inconsciente tem um papel muito influente no comportamento;
·         A existência de sexualidade desde a nascença e o modo como esta influencia fortemente, todo o desenvolvimento do ser humano.
Freud apresentava um inconsciente, composto por todos os desejos e impulsos, de carácter sexual – libido, o qual dividia – se em 3 componentes: ID, ego e superego. O ID comportava todos os desejos e impulsos retraídos no inconsciente, que tentariam sobressair; o superego correspondia a todas as normas e valores interiorizados na socialização; e o ego, seria o mediador de ambos, que regularia os impulsos provenientes das outras 2 componentes do psiquismo.
Freud usaria como método de análise o método psicanalítico, em que o psicólogo tentaria interpretar e tornar conscientes, as informações que residem no profundo consciente e que, o faria através de 4 processos: associações livres, interpretação de sonhos, análises dos actos falhados e processo de transferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário