Desenvolvimento físico na adolescência:
Adolescência significa crescer ou desenvolver-se até à maturidade. Durante muitos séculos, o termo adolescência foi definido quase que exclusivamente em função dos aspectos biológicos. Adolescência e puberdade eram usadas como palavras sinónimas.
Actualmente, entretanto, a adolescência deixou de ser um conceito puramente biológico e passou a ter, sobretudo, uma conotação psicossocial. É baseado neste conceito que Munuss (1971) define adolescência em termos sociológicos, psicológicos e cronológicos.
· Cronologicamente – Nas culturas ocidentais é o período da vida humana que vai dos 12 ou 13 anos até mais ou menos aos 22 ou 24 anos de idade, admitindo-se consideráveis variações de ordem individual e, sobretudo, de ordem cultural.
· Sociologicamente – Período de transição em que o individuo passa de um estado de dependência do seu mundo maior para uma condição de autonomia e, sobretudo, em que o individuo começa a assumir determinadas funções e responsabilidades características do mundo adulto.
· Psicologicamente – Período crítico de definição da identidade do “eu”, cujas repercussões podem ser de graves consequências para o indivíduo e a sociedade.
A adolescência é, também, um período de mudanças significativas na vida humana. Hurlock refere quatro mudanças de profunda repercussão nessa fase:
1) Elevação do tónus emocional
2) Amadurecimento sexual
3) Mudanças no seu corpo, interesses e funções sociais
4) Alteração do sistema de valores
Mudanças fisiológicas:
São muitas e profundas as mudanças fisiológicas e estruturais que ocorrem no corpo das raparigas e rapazes adolescentes.
É na fase da puberdade que:
· Ocorre um conjunto de transformações no sistema reprodutor (aparecimento da primeira menstruação nas raparigas e possibilidade da libertação de esperma – ejaculação – nos rapazes)
· Desenvolvem-se os caracteres sexuais secundários (traços físicos que distinguem os homens das mulheres, que não estão directamente envolvidos na reprodução)
Problemas específicos das raparigas nesta idade:
· Reacção á menarca
· Desenvolvimento dos seios
Problemas específicos dos rapazes nesta idade:
· Maturação tardia
· Tamanho do pénis
Implicações:
É comum verificar-se diferenças de personalidade entre adolescentes com maturação precoce e maturação tardia, os rapazes com maturação precoce revelam-se mais autoconfiantes do que os com maturação tardia.
As diferenças de personalidade entre adolescentes com maturação precoce e maturação tardia devem-se em grande parte à forma como são tratados. Por exemplo se os pais e professores olharem para a maturação precoce/tardia como uma característica negativa, os adolescentes com maturação precoce/tardia podem ser afectados negativamente.
Nesta fase da adolescência é importante acompanhar correctamente tanto os rapazes como as raparigas para que a sua confiança não seja afectada negativamente. Os pais e educadores tem um papel fundamental durante esta fase.
Nota:
No âmbito da nossa prática profissional estes conteúdos revelam-se de grande importância para sabermos como agir em situações que envolvam adolescentes. Ajuda-nos a compreender as suas frustrações e limitações e a lidar com elas da melhor forma no âmbito de uma aula.
Sem comentários:
Enviar um comentário