sábado, 2 de julho de 2011

Desenvolvimento na adolescência

Desenvolvimento físico na adolescência:
Adolescência significa crescer ou desenvolver-se até à maturidade. Durante muitos séculos, o termo adolescência foi definido quase que exclusivamente em função dos aspectos biológicos. Adolescência e puberdade eram usadas como palavras sinónimas.
Actualmente, entretanto, a adolescência deixou de ser um conceito puramente biológico e passou a ter, sobretudo, uma conotação psicossocial. É baseado neste conceito que Munuss (1971) define adolescência em termos sociológicos, psicológicos e cronológicos.
·         Cronologicamente – Nas culturas ocidentais é o período da vida humana que vai dos 12 ou 13 anos até mais ou menos aos 22 ou 24 anos de idade, admitindo-se consideráveis variações de ordem individual e, sobretudo, de ordem cultural.
·         Sociologicamente – Período de transição em que o individuo passa de um estado de dependência do seu mundo maior para uma condição de autonomia e, sobretudo, em que o individuo começa a assumir determinadas funções e responsabilidades características do mundo adulto.
·         Psicologicamente – Período crítico de definição da identidade do “eu”, cujas repercussões podem ser de graves consequências para o indivíduo e a sociedade.
A adolescência é, também, um período de mudanças significativas na vida humana. Hurlock refere quatro mudanças de profunda repercussão nessa fase:
1)      Elevação do tónus emocional
2)      Amadurecimento sexual
3)      Mudanças no seu corpo, interesses e funções sociais
4)      Alteração do sistema de valores

Mudanças fisiológicas:
São muitas e profundas as mudanças fisiológicas e estruturais que ocorrem no corpo das raparigas e rapazes adolescentes.
É na fase da puberdade que:
·         Ocorre um conjunto de transformações no sistema reprodutor (aparecimento da primeira menstruação nas raparigas e possibilidade da libertação de esperma – ejaculação – nos rapazes)
·         Desenvolvem-se os caracteres sexuais secundários (traços físicos que distinguem os homens das mulheres, que não estão directamente envolvidos na reprodução)
Problemas específicos das raparigas nesta idade:
·         Reacção á menarca
·         Desenvolvimento dos seios
Problemas específicos dos rapazes nesta idade:
·         Maturação tardia
·         Tamanho do pénis

Implicações:
É comum verificar-se diferenças de personalidade entre adolescentes com maturação precoce e maturação tardia, os rapazes com maturação precoce revelam-se mais autoconfiantes do que os com maturação tardia.
As diferenças de personalidade entre adolescentes com maturação precoce e maturação tardia devem-se em grande parte à forma como são tratados. Por exemplo se os pais e professores olharem para a maturação precoce/tardia como uma característica negativa, os adolescentes com maturação precoce/tardia podem ser afectados negativamente.
Nesta fase da adolescência é importante acompanhar correctamente tanto os rapazes como as raparigas para que a sua confiança não seja afectada negativamente. Os pais e educadores tem um papel fundamental durante esta fase.
Nota:
No âmbito da nossa prática profissional estes conteúdos revelam-se de grande importância para sabermos como agir em situações que envolvam adolescentes. Ajuda-nos a compreender as suas frustrações e limitações e a lidar com elas da melhor forma no âmbito de uma aula.

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