sábado, 2 de julho de 2011

Programa Head start nas populações nativas indígenas americanas e do Alasca.

O sucesso escolar, evidenciado pelos anos de escolaridade e pelos resultados nas avaliações escolares é uma área onde as disparidades emergem cedo nas populações dos Estados Unidos da América.
         É entre as populações nativas indígenas americanas e do Alasca que se observa grandes disparidades no que respeita aos cuidados de saúde e aos indicadores sócio-económicos. Para as crianças destas civilizações as elevadas taxas de pobreza, violência, mortes precoces e cuidados de saúde inadequados representam grandes obstáculos para o seu desenvolvimento.
         Como um dos principais esforços para ultrapassar as lacunas iniciais do desenvolvimento das crianças, o programa Head start procura reunir as necessidades educacionais, sociais, económicas e de saúde, de crianças do pré-escolar com baixo rendimento, através da educação e desenvolvimento na primeira infância, serviços médicos, odontológicos e de saúde mental, e através do envolvimento parental no desenvolvimento delas.
         Resultados dos estudos do impacto do programa Head start, das experiências da família e da criança e da avaliação nacional dos primeiros Head start, têm mostrado que a intervenção precoce nas crianças faz toda a diferença nas suas vidas, tanto a curto como a longo prazo.

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