O sucesso escolar, evidenciado pelos anos de escolaridade e pelos resultados nas avaliações escolares é uma área onde as disparidades emergem cedo nas populações dos Estados Unidos da América.
É entre as populações nativas indígenas americanas e do Alasca que se observa grandes disparidades no que respeita aos cuidados de saúde e aos indicadores sócio-económicos. Para as crianças destas civilizações as elevadas taxas de pobreza, violência, mortes precoces e cuidados de saúde inadequados representam grandes obstáculos para o seu desenvolvimento.
Como um dos principais esforços para ultrapassar as lacunas iniciais do desenvolvimento das crianças, o programa Head start procura reunir as necessidades educacionais, sociais, económicas e de saúde, de crianças do pré-escolar com baixo rendimento, através da educação e desenvolvimento na primeira infância, serviços médicos, odontológicos e de saúde mental, e através do envolvimento parental no desenvolvimento delas.
Resultados dos estudos do impacto do programa Head start, das experiências da família e da criança e da avaliação nacional dos primeiros Head start, têm mostrado que a intervenção precoce nas crianças faz toda a diferença nas suas vidas, tanto a curto como a longo prazo.
Sem comentários:
Enviar um comentário