sexta-feira, 1 de julho de 2011

Construtivismo

         Na segunda metade do séc.XX, Piaget apresentou uma nova concepção sobre a mente e o processo de aprendizagem e conhecimento: o construtivismo. Este explicava a teoria do desenvolvimento do conhecimento, deferindo que, trata – se de um processo de progressão, dos elementos mais simples e elementares, até aos mais complexos, como o conhecimentos científico. Desta forma, o conhecimento é uma contínua e progressiva construção, sendo a inteligência, uma adaptação do organismo ao meio, procurando atingir um estado de equilíbrio, cada vez mais perfeito, entre o organismo e o meio, sendo este atingido através de 2 processos: assimilação e acomodação.
           
            Piaget também enunciou os factores de desenvolvimento e delineou, certos estádios de desenvolvimento, que compreendem determinados fenómenos, sendo eles: estádio sensório – motor (0-24 meses), pré – operatório (2-7anos), operações concretas (7-12 anos) e operações formais (12-16 anos).

Sem comentários:

Enviar um comentário