Influenciado pelo pensamento de Freud, Erikson vai no entanto afastar-se das teorias freudianas ao ter em atenção que a sociedade e a cultura vão colocar novos desafios à medida que as pessoas se desenvolvem. Defende que as mudanças no desenvolvimento ocorrem ao longo de todo o ciclo da vida, sendo importante procurar saber quais as estratégias, as respostas e os recursos que vão sendo mobilizados quando novos e diferentes problemas se vão colocando às pessoas.
Este autor preconiza 8 fases ou estádios de desenvolvimento, que vão do nascimento à morte. Cada estádio se caracteriza pela resolução duma crise ou conflito, que ocorre entre duas vertentes antagónicas. Para cada fase ser resolvida com sucesso e permitir a passagem com sucesso à fase seguinte, a crise deve ser resolvida prevalecendo a vertente positiva. Por outro lado em cada novo estádio vai existir uma nova confrontação crítica entre o eu que o indivíduo atingiu até aí e as várias exigências colocadas pelo contexto social e pessoal.
O desenvolvimento psicossocial inclui as mudanças nas interacções e compreensão dos outros, bem como o conhecimento e compreensão de nós próprios como membros da sociedade.
Erikson atribui importância às tarefas desenvolvimentistas da idade adulta (depois dos 18 anos), com especial incidência nas dimensões que respeitam à família, ao mundo do trabalho e à participação na comunidade.
Toda esta divisão e caracterização de estados, permite – nos a nível profissional, compreender a abordagem dos atletas, a forma como estes respondem ao treino ou aos agentes que com eles interagem e, tentar da melhor forma, lidar com tais episódios e potencializar ao máximo as virtudes de tais estados.
Estádio | Idade | Resultados positivos | Resultados negativos |
Confiança Vs. Desconfiança | 0 – 18 meses | Sentimentos de confiança no apoio da mãe e do meio em geral. | Medo e preocupação relativamente aos outros; desconfiança. |
Autonomia Vs. Vergonha e dúvida | 18meses – 3 anos | Auto-suficiência se a exploração do meio for encorajada | Dúvidas sobre si, pouca autonomia perante as tarefas próprias da idade. |
Iniciativa Vs. Culpa | 3 – 6 anos | Descoberta de novas acções e de meios para as iniciar. | Culpabilidade por acções e pensamentos. |
Competência Vs. Inferioridade | 6 – 12 anos | O sentido de competência é desenvolvido. | Sentimentos de incapacidade e de inferioridade. |
Identidade Vs. Confusão de papeis | Adolescência (12 – 18 anos) | Consciência da unidade do eu, conhecimento do papel a seguir | Incapacidade de identificar os papeis de vida |
Intimidade Vs. Isolamento | Jovem adulto (18 – 30 anos) | Desenvolvimento de relações amorosas e sexuais e de amizades próximas | Medo das relações com outros |
Produtividade Vs. Estagnação | Adulto (30 - 65 anos) | Sentimento de contributo para a continuidade da vida (na família e sociedade) | Centração nas actividades próprias |
Integridade Vs. Desespero | Velho (depois 65 anos) | Sentido da coerência da sua própria vida, orgulho pelas suas realizações | Arrependimento pelas oportunidades de vida perdidas. |
Na teoria de Erikson em cada a resolução da crise que caracteriza cada estádio permite o desenvolvimento duma virtude. As virtudes são a esperança, a vontade, o propósito, a competência, a fidelidade, o amor, o cuidado e a sabedoria.
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