sábado, 2 de julho de 2011

Desenvolvimento Pessoal Freud

Freud acreditava que a personalidade é moldada pelas primeiras experiências, quando as crianças passam por um conjunto sequencial de fases psicossexuais. O termo psicossexual deriva da ideia de que a libido, que é claramente uma energia sexual, é localizada em regiões corporais diferentes, conforme o desenvolvimento psicológico progride.
      Segundo este autor, a sexualidade cria vínculos, mas não está só relacionada com o acto sexual, mas sim com tudo o que cause prazer (como comer quando se tem fome; beber quando se tem sede, etc.).
      Três áreas corporais, que Freud chamou de zonas erógenas - boca, ânus e genitais -, respondem intensamente à estimulação de prazer. Em cada fase de desenvolvimento, uma zona é especificamente influente. As pessoas derivam o prazer predominantemente daquela zona e buscam objectos ou actividades correspondentes. Ao mesmo tempo, surgem conflitos. Se as crianças são mimadas ou carentes e frustradas indevidamente em qualquer estádio, então podem resolver conflitos. Consequentemente, o seu desenvolvimento é detido e a libido é fixada naquele estádio.
      A fixação refere-se a deixar parte da libido permanentemente investida num nível de desenvolvimento específico. Quando a fixação ocorre, o comportamento posterior é caracterizado por modos de obter satisfação ou reduzir a tensão, ou por outros traços ou atitudes típicos do estádio em que a fixação ocorreu. Freud acreditava que alguma libido fosse fixada inevitavelmente em cada fase. Com as pequenas fixações usuais, as migrações para comportamentos posteriores são menores. Com o excesso de frustração ou indulgência, fixações bastante substanciais podem ocorrer e a personalidade pode ser dominada por padrões das primeiras fases.
     De acordo com Freud, as crianças passam por quatro fases psicossexuais - oral, anal, fálica e genital - além de um período de latência. Estas encontram-se explicadas no quadro que se segue:

1.      Estádio anal: Este estádio inicia-se desde o nascimento até aos 12/18 meses de idade. Neste altura a zona erógena, nos primeiros meses é constituída pelos lábios e cavidade bocal. A alimentação éuma grande fonte de prazer.
2.      Estádio anal: Inicia-se dos 12/18 meses ate aos 2/3 anos. O desenvolvimento psicomotor vai permitir a criança reter ou expulsar as fezes e a urina. A estimulação da região anal e da mucosa intestinal da prazer á criança.
3.      Estádio fálico: Inicia-se dos 3 anos ate aos 5/6 anos. A zona erógena é o orgao sexual. É o orgao sexual a fonte de prazer sendo comum a sua manipulação.
4.      Estádio de latência: Inicia-se dos 5/6 anos até à puberdade. Caracteriza-se por uma diminuição da actividade sexual, que pode ser total ou parcial. Desenvolve competências e aprendizagens diversas, tanto a nível escolar como, social, cultural, …
5.      Estadio genital: Depois da puberdade. Reactiva a sexualidade que esteve adormecida no período de latência.

      Para o autor, a grande diferença entre a sexualidade infantil e a adulta é a intencionalidade.
            A compreensão das diversas fases, tem um papel essencial na forma como, na nossa vida profissional, iremos lidar com as crianças, na forma como estas se relacionarão entre si durante as aulas, a razão pela qual abordam – se umas às outras, aos educadores e à própria escola e treino em si.

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