sábado, 28 de maio de 2011

O envelhecimento

O envelhecimento é algo integrante e inerente ao ciclo da vida. É um processo que engloba bastantes mudanças, de variadas índoles (físicas, psicológicas, fisiológicas, cognitivas,etc) e que preocupa o ser humano, pelo desejo eterno da juvenilidade. Além disso, a população mundial, está a envelhecer cada vez mais, acrescendo a importância do conhecimento aprofundado, da forma de lidar com estas pessoas, as suas condicionantes e, o que fazer, para limitar ao máximo essas condicionantes.
Nós, profissionais do desporto e da actividade física, temos um papel bastante influente nesta tarefa. Desde a vários anos, que se conhecem os benefícios da actividade física,dos quais se enumeram:
- melhoria da destreza física;
- melhor auto - estima e imagem corporal;
- diminuição do consumo medicamentos;
- melhor socialização;
- entre outros.
Além disso, a característica que mais claramente podemos associar, é uma maior longevidade.
Nesta altura, há uma certa reflexão geral, sobre o ponto de situação em que a sua vida se encontra e uma longa análise de tudo o que foi. A actividade física, fazendo - los sentir bem e longe de sentimentos depressivos, leva - os a uma melhor percepção da vida que levam, levando - o, mais facilmente, a um sentimento de integridade e não de desprezo.

                                                                                                                                                              Victor

Sem comentários:

Enviar um comentário