quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dilemas Morais

Os dilemas morais são situações com que nos deparamos diversas vezes, são um acontecimento inevitável para quem vive em sociedade e um tema que pode originar diferentes opiniões por parte das pessoas.

Lawrence Kohlbert
 Lawrence Kohlberg foi um conceituado psicólogo que estudou bastante esta área, ele criou dois casos distintos para estudar esta componente.
 Num dos casos um sujeito chamado Heinz rouba medicamentos e comida para a sua própria sobrevivência, este é apanhado e preso, de seguida foge da prisão e cria um império com várias empresas pagando elevados ordenados aos trabalhadores até que é descoberto pelo seu alfaiate.




 No segundo caso um sujeito também chamado Heinz, por falta de dinheiro, rouba um medicamento para a sua mulher, que está a morrer, que é a sua única hipótese de sobrevivência, no meio deste incidente um amigo de Heinz, policia, descobre que Heinz é culpado e pondera condená-lo.

Nestes dois casos deparamo-nos com os dilemas morais impostos pelas perguntas:
 ·         Deverá o alfaiate entregar Heinz?
        ·         Deverá Heinz roubar o medicamento?
 ·         Deverá o policia, amigo de Heinz, denuncia-lo?

As respostas a estas questões são a base para interpretar o desenvolvimento moral das pessoas. É importante referir ainda que o desenvolvimento moral depende da idade da pessoa.

Lawrence Kohlberg tornou-se celebre por ter estudado o desenvolvimento moral e ter dividido este em 3 estádios:

·         pré convencional (infância)
·         convencional (adolescência/inicio idade adulta)
·         pós-convencional (adulto).

Esta divisão deve-se principalmente com a diminuição de preocupação para com as consequências e aumento da preocupação para com as intenções do sujeito.
 Kohlberg dividiu ainda cada estádio em dois sub-estádios, um total de seis níveis, verificando-se que dependendo da evolução moral das pessoas, estas poderiam atingir estádios mais elevados ou situar-se em níveis mais baixos, raras são as pessoas que se enquadram no nível 6.

Os dilemas morais são uma constante para quem vive em sociedade e assim sendo o contributo de Lawrence Kohlberg, para a psicologia, foi uma mais-valia para a raça humana.
Pedro Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário