terça-feira, 5 de abril de 2011

A importância do sono

 Num mundo e numa sociedade, em constante desenvolvimento social, profissional e tecnológico, surge um acréscimo de diversos factores condicionantes ao ser humano, como demasiado stress, grandes correrias, tudo factores que, isentos de um bom número de horas de sono e descanso, irão afectar, significativamente, o se humano a curto, médio e longo prazo.






                Tudo isto começa desde o momento em que nascemos: as crianças recém – nascidas, numa fase de desenvolvimento neuronal precoce, devem dormir cerca de 20h por dia; já crianças com 3 anos de idade, é aconselhável cerca de 10/11h por noite e uma sesta intercalada durante o dia. O cumprimento religioso destes horários e hábitos, são cruciais para o desenvolvimento da criança no futuro, porque durante o sono, além de se descansar física e psicologicamente, ocorrem processos metabólicos essenciais e a libertação de hormonas de crescimento. No caso de não se proporcionarem tais horas necessárias de sono, a crianças ficará irritadiça, hiperactiva, com dificuldades de concentração, entre muitos outros factores.
                Quanto aos adultos, aconselha – se a um descanso nocturno, que ronde as 8h de sono diárias, para o pleno desenvolvimento das suas capacidades físicas e mentais, durante o seu dia – a – dia. Estudos comprovam que, pessoas privadas das essenciais horas de sono, apresentam parâmetros semelhantes a pessoas com 0,8g/l de álcool no sangue, quando submetidos a provas de esforço mental ou físico. A longo prazo, provoca a falta de vigor físico, o envelhecimento precoce, um sistema imunológico débil e maior probabilidade de ter a doenças crónicas, como cancro.

Victor