domingo, 29 de maio de 2011

Idade adulta

Existem várias teorias sobre o conceito de Maturidade, para alguns significa ser pai, ter autonomia financeira, para outros significa tomar de decisões, estabilidade, sabedoria, compaixão, entre outros aspectos. Na minha opinião, é um pouco dos dois significados dependendo das situações em questão, podemos ter um emprego e não ter autonomia financeira como também podemos ser pais e não ter estabilidade emocional este tema um pouco controverso porque difere de sociedade para sociedade e da idade da pessoa.

Os Relógios biológicos consideremos como o ciclo da vida. Existem momentos em que procuramos novos horizontes, conhecer novas pessoas e noutros momentos procuramos estabilidade financeira e social. São etapas de uma vida que não acontece ao mesmo tempo em todas as pessoas.

Desenvolvimento cognitivo, a inteligência é algo inalterável no ser humano, mas a capacidade de raciocínio não. Com a idade as pessoas tendem a ter comportamentos mais racionais, menos impulsivos que é comum nos jovens adultos. Os “velhos” demoram mais mas erram menos.

 Márcio Paiva

sábado, 28 de maio de 2011

O envelhecimento

O envelhecimento é algo integrante e inerente ao ciclo da vida. É um processo que engloba bastantes mudanças, de variadas índoles (físicas, psicológicas, fisiológicas, cognitivas,etc) e que preocupa o ser humano, pelo desejo eterno da juvenilidade. Além disso, a população mundial, está a envelhecer cada vez mais, acrescendo a importância do conhecimento aprofundado, da forma de lidar com estas pessoas, as suas condicionantes e, o que fazer, para limitar ao máximo essas condicionantes.
Nós, profissionais do desporto e da actividade física, temos um papel bastante influente nesta tarefa. Desde a vários anos, que se conhecem os benefícios da actividade física,dos quais se enumeram:
- melhoria da destreza física;
- melhor auto - estima e imagem corporal;
- diminuição do consumo medicamentos;
- melhor socialização;
- entre outros.
Além disso, a característica que mais claramente podemos associar, é uma maior longevidade.
Nesta altura, há uma certa reflexão geral, sobre o ponto de situação em que a sua vida se encontra e uma longa análise de tudo o que foi. A actividade física, fazendo - los sentir bem e longe de sentimentos depressivos, leva - os a uma melhor percepção da vida que levam, levando - o, mais facilmente, a um sentimento de integridade e não de desprezo.

                                                                                                                                                              Victor

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A auto - absorção

O desenvolvimento do ser humano e os factores que intervêm na fase primária do mesmo, são cruciais ao longo de toda uma vida. Características essenciais, à formação de um ser completo e estável, em todas as vertentes físicas e psico - sociais, são "plantadas" nesta 1º fase, que se insere essencialmente no estado pré - convencional e que se prolonga nos estádios seguintes.
Um sujeito, que se tenha visto privado de tais particularidades, como as ligações de afecto, o amor, estados de proximidade e sofrido algum afastamento e negação social, revela uma elevada tendência, para uma vida adulta complicada e repleta de "condicionantes". . São estes sujeitos que, na fase adulta, na tentativa fracassada de estabelecer relações sociais, de afectividade e, perante uma constrição da exploração das suas potencialidades, apresentam - se num estado de estagnação, em que, tenda a isolar -se, a entrar num estado de produção, em que o mundo é ele e só ele. Fecha - se em si mesmo, entrando num estado de auto - absorção. Acontecimentos típicos e inatos desta etapa do desenvolvimento, como a maternidade/paternidade e a necessidade de se envolver com as gerações mais jovens, que se tornam impossíveis por diversos e variados motivos, fazem com que estes sujeitos se concentrem e direccionem toda a sua potencialidade em si mesmos, ou então, pelo contrário, tentam dirigi - la para algo proveitoso e que o realize, como o voluntariado.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estádios de Desenvolvimento segundo Jean Piaget

A criança, à medida que evolui, vai-se ajustando à realidade circundante, e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta.


Tomando por base a classificação dos estádios evolutivos segundo Jean Piaget, existem quatro períodos no desenvolvimento humano:
Estádio sensório-motor: de 0 a 2 anos
Estádio pré-operatório: de 2 a 6/7 anos
Estádio das operações concretas: 6/7 a 12 anos
Período das operações intelectuais abstractas: dos 12 anos em diante


No estádio sensório-motor a criança, basicamente tenta adaptar-se ao que lhe rodeia.
Esta é a fase “crítica” de ajustamento do seu organismo em função do meio onde vive.
É neste estádio que a criança, ainda bebé, desenvolve as percepções e os movimentos organizados em esquemas de acção, sem utilizar um tipo de linguagem perceptível ou qualquer gesto que o façam entender.

No estádio pré-operatório a criança desenvolve finalmente a sua capacidade de compreensão, embora apenas o básico. Neste estádio já consegue identificar objectos por palavras e formar frases mentalmente.  
É neste período que o organismo se torna estruturalmente mais capacitado para o exercício de actividades psicológicas mais complexas.
Neste estágio também, a criança começa a ter noção das simbologias como a linguagem, jogos simbólicos e também consegue expressar-se de forma perceptível.
É também a fase do egocentrismo, onde a criança toma interesse por tudo o que a rodeia, mas sempre eu função de mostrar que já sabia as respostas às perguntas que pôs.


No estádio das operações concretas a criança, já a entrar na pré-adolescência, passa a organizar os seus próprios valores morais, adquirindo uma autonomia cada vez maior em relação ao adulto.
É nesta fase que a criança começa a ter noção de conceitos de espaço, tempo, número e lógica.
O egocentrismo é ultrapassado. Desenvolve também a noção de conservação [matéria sólida (7 anos), matéria liquida (8 anos), peso (9 anos), volume (11 anos).


No período das operações intelectuais abstractas, a criança já desenvolvida adquire uma capacidade de abstracção, pois realiza operações mentais sem necessidade de referência a objectos concretos e sem ter que recorrer à visão e observação do que pretende imaginar e/ou transmitir.
Egocentrismo cognitivo (acredita ser capaz de resolver todos os problemas que surgem, considerando as suas conclusões como as mais correctas).
Aquisição das operações formais (representam o ponto máximo do processo de desenvolvimento cognitivo).


Óscar Vilaça

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dilemas Morais

Os dilemas morais são situações com que nos deparamos diversas vezes, são um acontecimento inevitável para quem vive em sociedade e um tema que pode originar diferentes opiniões por parte das pessoas.

Lawrence Kohlbert
 Lawrence Kohlberg foi um conceituado psicólogo que estudou bastante esta área, ele criou dois casos distintos para estudar esta componente.
 Num dos casos um sujeito chamado Heinz rouba medicamentos e comida para a sua própria sobrevivência, este é apanhado e preso, de seguida foge da prisão e cria um império com várias empresas pagando elevados ordenados aos trabalhadores até que é descoberto pelo seu alfaiate.




 No segundo caso um sujeito também chamado Heinz, por falta de dinheiro, rouba um medicamento para a sua mulher, que está a morrer, que é a sua única hipótese de sobrevivência, no meio deste incidente um amigo de Heinz, policia, descobre que Heinz é culpado e pondera condená-lo.

Nestes dois casos deparamo-nos com os dilemas morais impostos pelas perguntas:
 ·         Deverá o alfaiate entregar Heinz?
        ·         Deverá Heinz roubar o medicamento?
 ·         Deverá o policia, amigo de Heinz, denuncia-lo?

As respostas a estas questões são a base para interpretar o desenvolvimento moral das pessoas. É importante referir ainda que o desenvolvimento moral depende da idade da pessoa.

Lawrence Kohlberg tornou-se celebre por ter estudado o desenvolvimento moral e ter dividido este em 3 estádios:

·         pré convencional (infância)
·         convencional (adolescência/inicio idade adulta)
·         pós-convencional (adulto).

Esta divisão deve-se principalmente com a diminuição de preocupação para com as consequências e aumento da preocupação para com as intenções do sujeito.
 Kohlberg dividiu ainda cada estádio em dois sub-estádios, um total de seis níveis, verificando-se que dependendo da evolução moral das pessoas, estas poderiam atingir estádios mais elevados ou situar-se em níveis mais baixos, raras são as pessoas que se enquadram no nível 6.

Os dilemas morais são uma constante para quem vive em sociedade e assim sendo o contributo de Lawrence Kohlberg, para a psicologia, foi uma mais-valia para a raça humana.
Pedro Vieira